quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Declaração Universal dos Direitos do Homem
... ecos de uma evocação



Há 66 anos, corria o dia 10 de dezembro de 1948, a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovava um documento que não é apenas uma carta onde se plasmam os princípios fundamentais do "ser humano", num mundo marcado tantas vezes pela desumanidade, mas também uma conquista civilizacional que urge proteger, lembrando e reiterando a necessidade de ser respeitada em todo o mundo. Como tem sido prática, a Biblioteca Escolar do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian associou-se, uma vez mais, a esta celebração, tendo solicitado a professores e alunos colaboração na produção de materiais alusivos aos Direitos Humanos. Desse modo construíram-se cartazes, textos e uma árvore dos direitos humanos, materiais expostos na biblioteca.




Durante a tarde do dia 10, recebemos algumas turmas do 1º e 2º ciclos onde se dialogou sobre o tema, lembrando que a afirmação dos Direitos Humanos continua a ser uma miragem em tantos e tantos lugares da Terra... foi tempo também para a visualização de documentários/filmes alusivos às várias problemáticas inerentes à Declaração Universal dos Direitos Humanos.
De referir também que o Conservatório associou-se ao maior evento global de direitos humanos organizado anualmente pela Amnistia Internacional no último trimestre de cada ano, no âmbito da data simbólica de 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. Por esta ocasião, pessoas de todo o mundo assinam cartas apelando à solidariedade internacional, em prol de indivíduos e de comunidades em risco.
Nós assinamos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário