domingo, 30 de abril de 2017

Roteiro literário pela cidade

Braga está presente na bibliografia de alguns nomes mais proeminentes da literatura e cultura portuguesas: Sá de Miranda, Antero de Quental, Eça de Queirós, Camilo Castelo Branco, D. João de Castro, Júlio Dinis, Maria Ondina Braga, Sebastião Alba, Miguel Torga, Pereira Caldas, João Penha, entre outros. Estes escritores/autores nasceram, visitaram, viveram em Braga ou escreveram sobre a cidade.

Assim, tendo como pretexto  estes autores com as mais diversas ligações a Braga, no dia 21 de abril, a professora bibliotecária proporcionou aos alunos do 11ºB este percurso literário pela cidade.
Ao longo da visita, foi fornecida informação específica sobre o escritor, a sua ligação ao local e a respetiva obra, com leitura de excertos de textos.






terça-feira, 4 de abril de 2017

Concurso Imagens Contra a Corrupção



A nossa escola foi distinguida com uma menção honrosa, no Concurso de artes plásticas "Imagens contra a Corrupção" com o trabalho "Corrupção, o cancro do mundo". Tal concurso é promovido pelo Conselho de Prevenção da Corrupção em parceria com o Plano Nacional de Leitura, a Rede de Bibliotecas Escolares e a Escola Superior de Comunicação. Parabéns aos alunos do 4º ano e às professoras que os acompanharam no desenvolvimento deste projeto, professora Olga Aquino e professora Mafalda Rocha.

Sinopse: "Corrupção, o cancro do mundo"
A imagem principal do cartaz representa um cirurgião a fazer uma cirurgia à Terra, retirando a corrupção com uma pinça e injetando um antídoto com uma seringa. 

                                          






sábado, 1 de abril de 2017

Recital de Poesia

A encerrar a Semana da Leitura Braga a Ler+, os alunos do 1º e 2º anos das escolas de Braga estiveram, hoje, na BLCS reunidos numa bonita festa dedicada à poesia, Ondas de Poesia. Os alunos do 2ºA encerraram o evento com uma magnífica recitação e canto do poema de Matilde Rosa Araújo.Parabéns aos alunos e à professora, pois nos ofereceram um lindo e mágico momento!






Your Website Title







quarta-feira, 29 de março de 2017

Concurso Concelhio de Leitura Braga a LER+


As alunas Carolina Macedo Machado e Ana Matilde Oliveira do 4ºA e 5ºB, respetivamente, conseguiram um honroso segundo lugar no Concurso Concelhio de Leitura Braga a LER+ que se realizou ontem, 28 de março, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva. O concurso foi composto por uma prova escrita sobre um livro e por uma outra que pretendia avaliar a capacidade de argumentação oral.
As nossas alunas, bem como os outros participantes, estão de parabéns!


sexta-feira, 24 de março de 2017

Ecos da Semana da Leitura

Subordinada ao tema " O Prazer de Ler", a semana da leitura foi vivida com muito entusiasmo pelos nossos alunos. Celebramos os livros e a leitura! Celebramos a Vida! 
Assim aconteceu na nossa biblioteca, nas nossas salas de aula onde os livros com as suas histórias contagiaram as crianças, jovens e adultos. Participamos no concurso de ilustração   "Ler prazer / Ler p´ra ser" com trabalhos criativos que testemunham, de uma forma geral, a singularidade do ato e do gosto de ler. 
Declamações, dramatizações, exposições, tertúlia literária, chá com livros,... momentos para celebrar a LEITURA!

sábado, 4 de março de 2017

Encontro com o escritor Pedro Seromenho



Era uma vez uma menina que nasceu casinha e se transformou em cidade. Assim começa uma linda história de amizade entre a cidade e um menino. Uma linda mensagem para todas as idades e cidades...

Foi assim que, ontem, a magia tomou conta das crianças, presas à melodia das palavras e à leveza de cada traço desenhado. Leram-se palavras, imagens, olhares, sorrisos... Aliou-se, assim, a promoção da leitura à partilha de bonitas mensagens, num ambiente de boa disposição e, sobretudo, de afetos!
Obrigada, Pedro, pela entusiasmante sessão de sonhos que brotam das tuas histórias!



quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Viver os afetos!

     14 de fevereiro
                           
                                  ARTE DE AFETOS


Viver os afetos através da criação de logótipos foi a proposta aceite, entusiasticamente,  pelos alunos dos 5º anos, relembrando assim a importância da amizade, do carinho , da tolerância, da partilha e do amor no desenvolvimento de cada um e na felicidade de cada dia.