sexta-feira, 24 de março de 2017

Ecos da Semana da Leitura

Subordinada ao tema " O Prazer de Ler", a semana da leitura foi vivida com muito entusiasmo pelos nossos alunos. Celebramos os livros e a leitura! Celebramos a Vida! 
Assim aconteceu na nossa biblioteca, nas nossas salas de aula onde os livros com as suas histórias contagiaram as crianças, jovens e adultos. Participamos no concurso de ilustração   "Ler prazer / Ler p´ra ser" com trabalhos criativos que testemunham, de uma forma geral, a singularidade do ato e do gosto de ler. 
Declamações, dramatizações, exposições, tertúlia literária, chá com livros,... momentos para celebrar a LEITURA!

sábado, 4 de março de 2017

Encontro com o escritor Pedro Seromenho



Era uma vez uma menina que nasceu casinha e se transformou em cidade. Assim começa uma linda história de amizade entre a cidade e um menino. Uma linda mensagem para todas as idades e cidades...

Foi assim que, ontem, a magia tomou conta das crianças, presas à melodia das palavras e à leveza de cada traço desenhado. Leram-se palavras, imagens, olhares, sorrisos... Aliou-se, assim, a promoção da leitura à partilha de bonitas mensagens, num ambiente de boa disposição e, sobretudo, de afetos!
Obrigada, Pedro, pela entusiasmante sessão de sonhos que brotam das tuas histórias!



quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Viver os afetos!

     14 de fevereiro
                           
                                  ARTE DE AFETOS


Viver os afetos através da criação de logótipos foi a proposta aceite, entusiasticamente,  pelos alunos dos 5º anos, relembrando assim a importância da amizade, do carinho , da tolerância, da partilha e do amor no desenvolvimento de cada um e na felicidade de cada dia.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Dia em Memória das Vítimas do Holocausto

27 de janeiro, um dia de lembrança em nome dos milhões de vítimas provocados pelo genocídio da Alemanha nazi sobre os judeus, ciganos, homossexuais, entre outros, ocorrido durante a II Guerra Mundial. 
A nossa biblioteca assinalou esta data com uma exposição sobre os campos de concentração por onde passaram os portugueses. Acompanhou esta exposição uma atividade onde os alunos, após a leitura dos vários posters, tiveram que relacionar os conceitos/ nomes/palavras com os campos de concentração.

                    

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Vamos cantar as janeiras





A turma B do 4º ano, ensaiada pelo professor Rui, veio à biblioteca alegremente cantar as janeiras. São momentos como estes que vão mantendo vivas a nossa cultura e as nossas tradições. Muito obrigada pela iniciativa!


           Tão bem que eles cantaram!


segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

O Natal...aconteceu!





No dia 6 de dezembro, a escritora Cidália Fernandes deslocou-se à nossa escola para apresentar o seu mais recente livro " E o Natal aconteceu!" aos alunos do 1º ciclo. Viveram-se verdadeiros momentos de magia e encantos proporcionados pelas melodias das palavras e seus significados.
Histórias lidas e contadas que nos enviam para outras realidades, algumas (parecem) muito distantes do nosso mundo, mas fundamentais para a compreensão de cada um e do outro.
Com histórias lidas e contadas também se formam leitores!




Direitos Humanos ... literacia para uma cidadania plena



No dia 10 de dezembro, assinalou-se os 68 anos de aprovação da Declaração Universal dos Direitos Humanos pela ONU. A biblioteca associou-se, mais uma vez, à celebração desta importantíssima efeméride com uma singela exposição evocativa de tal data. Quisemos, desta forma, lembrar o caminho já percorrido mas, sobretudo, alertar para o quanto ainda há a fazer em prol da defesa de direitos inalienáveis do Ser Humano


                                                         
                                                             É urgente o amor
  É urgente um barco no mar

É urgente destruir certas palavras 
ódio, solidão e crueldade,
alguns lamentos, muitas espadas
 (...)      Eugénio de Andrade