quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Dia Mundial do Não Fumador

17 de novembro

O Projeto Educação para a Saúde associou-se à biblioteca para celebrar o dia do não fumador. Segundo dados da  OMS (Organização Mundial de Saúde), o tabagismo é considerado  a principal causa de morte em todo o mundo.
Neste âmbito, durante todo o dia, foi projetado na biblioteca um power point sobre os malefícios do tabaco. Sob a coordenação de dois enfermeiros, promoveu-se, também, a realização do concurso "Pulmão milionário" ( uma sessão de manhã e outra da parte de tarde), uma atividade que teve grande adesão das turmas, onde os alunos, à semelhança de um conhecidíssimo concurso televisivo, testaram os seus conhecimentos sobre o tabagismo e outras temáticas associadas.













terça-feira, 10 de novembro de 2015

Exposição de trabalhos "O Sistema Solar"


No âmbito da disciplina de História e Geografia de Portugal, está patente, na biblioteca, uma exposição de trabalhos dos alunos dos quintos anos subordinada ao tema "Exposição Solar".


quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Personalidade em Destaque


O professor de Educação Moral Religiosa e Católica em colaboração com a Biblioteca está a desenvolver uma atividade mensal intitulada  Personalidade em Destaque. Tal ação tem como objetivo principal dar a conhecer uma personalidade desconhecida da maioria do público que se destacou pela sua ação social. No mês de outubro, esteve em destaque Irena Sendler, uma ativista dos Direitos Humanos, Durante a II Guerra Mundial.
Gente como Irena Sendler, que salvou milhares de vidas praticamente sozinha, é um ato extremamente heróico...o mundo não a pode esquecer!






quinta-feira, 29 de outubro de 2015

A Biblioteca é Super - dia das Bibliotecas Escolares


26 de outubro, um dia especial na biblioteca

Na segunda-feira, dia 26, o autor/ilustrador Sérgio Lorré esteve na nossa escola, disponibilizando-se para desenvolver duas sessões, uma com os alunos do 3º ano e outra direcionada para as turmas do 10º ano. Na sessão da manhã, o autor, através do livro "O Segredo de Íris", juntamente com pinturas/maquetes que o originaram, explicou o percurso do nascimento da ideia à concretização do livro. Na parte da tarde, para os alunos mais crescidos, abordou a temática "A materialização do sonho de ser escritor- Oportunidades e obstáculos no mundo editorial."
A professora bibliotecária aproveitou o momento para fazer uma pequena viagem pela história da bibliotecas escolares, salientando a importância e o impacto que estes espaços têm no dia a dia das escolas, no dia a dia dos alunos que a frequentam e que nela encontram suporte e apoio para as suas aprendizagens. A nossa biblioteca é Super!



terça-feira, 20 de outubro de 2015

Dia da Alimentação

No dia 16 de outubro, dia da alimentação, a Biblioteca, em colaboração com o Projeto de Educação para a Saúde, desenvolveu algumas atividades com o objetivo de se promover uma alimentação saudável, motivando também para a leitura e a escrita. Assim, um grupo de alunos do 1º ciclo, durante os intervalos da manhã e da tarde, espalhou, pela escola, leituras de poemas sobre os frutos; na biblioteca, ficaram expostos alguns livros sobre a temática em questão, projetaram-se algumas curiosidades sobre as propriedades dos frutos e, no refeitório, foram distribuídos textos poéticos que os alunos iam degustando à medida que saciavam o estômago.


















terça-feira, 13 de outubro de 2015

Formação de utilizadores

Os alunos do 1º ano deslocaram-se à biblioteca para conhecer o espaço e ouvir a história do Coelho branco escrita por António Mota. Seguiu-se a atividade de reconto da história através das imagens.
Foram momentos de muitos sorrisos, encantamentos e aprendizagens.






quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Apenas uma mensagem de RECOMEÇO!



E porque é sempre tempo de recomeçar, deixo-vos com um poema que nos ensina que na vida nunca é tarde quando somos comandados pelos sonhos.
Porque é urgente ousar e voar com os sonhos, principalmente nos tempos que atravessamos, fiquemos com o poema "Sísifo" de Miguel Torga.
Boa Leitura!


Recomeça…
Se puderes,
Sem angústia e sem pressa.
E os passos que deres,
Nesse caminho duro
Do futuro,
Dá-os em liberdade.
Enquanto não alcances
Não descanses.
De nenhum fruto queiras só metade.
E, nunca saciado,
Vai colhendo
Ilusões sucessivas no pomar
E vendo
Acordado,
O logro da aventura.
És homem, não te esqueças!
Só é tua a loucura
Onde, com lucidez, te reconheças.

Miguel Torga, Diário XIII