No âmbito da disciplina de História e Geografia de Portugal, está patente, na biblioteca, uma exposição de trabalhos dos alunos dos quintos anos subordinada ao tema "Exposição Solar".
Este é o blogue da Biblioteca do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga. Aqui vai ser publicada toda a informação relativa às atividades que desenvolvermos
terça-feira, 10 de novembro de 2015
quarta-feira, 4 de novembro de 2015
Personalidade em Destaque
O professor de Educação Moral Religiosa e Católica em colaboração com a Biblioteca está a desenvolver uma atividade mensal intitulada Personalidade em Destaque. Tal ação tem como objetivo principal dar a conhecer uma personalidade desconhecida da maioria do público que se destacou pela sua ação social. No mês de outubro, esteve em destaque Irena Sendler, uma ativista dos Direitos Humanos, Durante a II Guerra Mundial.
Gente como Irena Sendler, que salvou milhares de vidas praticamente sozinha, é um ato extremamente heróico...o mundo não a pode esquecer!
Gente como Irena Sendler, que salvou milhares de vidas praticamente sozinha, é um ato extremamente heróico...o mundo não a pode esquecer!
quinta-feira, 29 de outubro de 2015
A Biblioteca é Super - dia das Bibliotecas Escolares
26 de outubro, um dia especial na biblioteca
Na segunda-feira, dia 26, o autor/ilustrador Sérgio Lorré esteve na nossa escola, disponibilizando-se para desenvolver duas sessões, uma com os alunos do 3º ano e outra direcionada para as turmas do 10º ano. Na sessão da manhã, o autor, através do livro "O Segredo de Íris", juntamente com pinturas/maquetes que o originaram, explicou o percurso do nascimento da ideia à concretização do livro. Na parte da tarde, para os alunos mais crescidos, abordou a temática "A materialização do sonho de ser escritor- Oportunidades e obstáculos no mundo editorial."
A professora bibliotecária aproveitou o momento para fazer uma pequena viagem pela história da bibliotecas escolares, salientando a importância e o impacto que estes espaços têm no dia a dia das escolas, no dia a dia dos alunos que a frequentam e que nela encontram suporte e apoio para as suas aprendizagens. A nossa biblioteca é Super!
terça-feira, 20 de outubro de 2015
Dia da Alimentação
No dia 16 de outubro, dia da alimentação, a Biblioteca, em colaboração com o Projeto de Educação para a Saúde, desenvolveu algumas atividades com o objetivo de se promover uma alimentação saudável, motivando também para a leitura e a escrita. Assim, um grupo de alunos do 1º ciclo, durante os intervalos da manhã e da tarde, espalhou, pela escola, leituras de poemas sobre os frutos; na biblioteca, ficaram expostos alguns livros sobre a temática em questão, projetaram-se algumas curiosidades sobre as propriedades dos frutos e, no refeitório, foram distribuídos textos poéticos que os alunos iam degustando à medida que saciavam o estômago.
terça-feira, 13 de outubro de 2015
Formação de utilizadores
quarta-feira, 7 de outubro de 2015
Apenas uma mensagem de RECOMEÇO!
E porque é sempre tempo de recomeçar, deixo-vos com um poema que nos ensina que na vida nunca é tarde quando somos comandados pelos sonhos.
Porque é urgente ousar e voar com os sonhos, principalmente nos tempos que atravessamos, fiquemos com o poema "Sísifo" de Miguel Torga.
Boa Leitura!
Recomeça…Se puderes,
Sem angústia e sem pressa.
E os passos que deres,
Nesse caminho duro
Do futuro,
Dá-os em liberdade.
Enquanto não alcances
Não descanses.
De nenhum fruto queiras só metade.
E, nunca saciado,
Vai colhendo
Ilusões sucessivas no pomar
E vendo
Acordado,
O logro da aventura.
És homem, não te esqueças!
Só é tua a loucura
Onde, com lucidez, te reconheças.
Vai colhendo
Ilusões sucessivas no pomar
E vendo
Acordado,
O logro da aventura.
És homem, não te esqueças!
Só é tua a loucura
Onde, com lucidez, te reconheças.
Miguel
Torga, Diário XIII
sexta-feira, 12 de junho de 2015
Leitor do mês de maio
Foi num ambiente cheio de sorrisos, alegria e afetos que a professora bibliotecária entregou o prémio à melhor leitora do mês de maio, Maria João Alves Francisco, aluna do 1ºB.
A professora aproveitou este ambiente festivo, que caracteriza o último dia de aulas, para ler a divertida e pedagógica história do elefante Elmer.
Parabéns aos alunos do 1ºB, a turma que contabilizou melhores leitores ao longo deste ano letivo.
segunda-feira, 1 de junho de 2015
Dia Mundial da Criança
quarta-feira, 27 de maio de 2015
Exposição de marcadores
Está patente na Biblioteca uma exposição de marcadores elaborados pelos alunos do 1º ano inspirados nas histórias contadas na atividade "Hora do Conto"
sexta-feira, 15 de maio de 2015
Melhor Leitor do mês de abril
Parabéns à Inês

Decorreu, na biblioteca, a entrega do prémio ao melhor leitor do mês de abril. Trata-se da aluna Inês Lameira Fernandes do 1ºB. A professora bibliotecária aproveitou a vinda da turma à biblioteca para promover o gosto pelos livros e pela leitura, lendo a ternurenta história do simpático Sebastião de Rosy Gadda Conti.
sexta-feira, 24 de abril de 2015
Concurso Nacional de Leitura
Festa dos Livros e da Leitura


Ontem, decorreu, no Parque de Exposições de Braga, a 2ª fase do Concurso Nacional de Leitura.O Conservatório fez-se representar pelas alunas Ana Filipa Teixeira, Maria Carolina Magalhães e Beatriz Salgado, do 9º ano. Este concurso teve como objetivo central estimular o treino da leitura e desenvolver competências de expressão escrita e oral. Foi uma tarde bem passada onde não faltou o convívio com outros leitores e a boa disposição.sábado, 18 de abril de 2015
quinta-feira, 16 de abril de 2015
sábado, 11 de abril de 2015
Melodias ao entardecer
Final de tarde de quinta-feira, 9 de abril.
Melodias ao entardecer, atividade aberta aos encarregados de educação dos alunos do 6ºA onde se festejaram as palavras ditas, lidas, dramatizadas e tocadas, tendo como companhia os livros e toda a magia e envolvências que deles brotam.
São também estas atividades que nos levam a desenvolver o gosto pelos livros e pela leitura.
Não é isso, afinal, o que perseguimos, nós, nas bibliotecas?
Melodias ao entardecer, atividade aberta aos encarregados de educação dos alunos do 6ºA onde se festejaram as palavras ditas, lidas, dramatizadas e tocadas, tendo como companhia os livros e toda a magia e envolvências que deles brotam.
São também estas atividades que nos levam a desenvolver o gosto pelos livros e pela leitura.
Não é isso, afinal, o que perseguimos, nós, nas bibliotecas?
quinta-feira, 9 de abril de 2015
Ontem foi assim...
Os alunos do 11º e do 12º assistiram e participaram numa palestra intitulada "Eça de Queirós, Os Maias: pensar criticamente Portugal" conduzida pelo Professor Doutor Cândido Martins.
O palestrante abordou as principais temáticas da obra, referindo-se sobretudo à atualidade da simbologia de determinados acontecimentos que marcaram a história daquela família. No entender do Doutor Cândido, essa extraordinária obra de Eça, uma referência do nosso património literário, representa uma clara imagem do povo que fomos/somos, nas nossas grandezas, mas, sobretudo, nas nossas misérias.
Um encontro muito agradável onde o palestrante não deixou sem resposta as pertinentes e inteligentes questões dos alunos.
Valeu a pena!
sexta-feira, 27 de março de 2015
sexta-feira, 20 de março de 2015
Foi assim... a nossa Semana da Leitura
Ecos da Semana da Leitura 2015
“As palavras do mundo”
Chegou ao seu termo a "Semana da Leitura 2015" - uma semana plena de atividades norteada por um objetivo primordial: promover o gosto pela leitura e fomentar ativamente o seu hábito em todos os contextos de vida. Viajamos, ao longo da semana, por outros universos, realidades, envolvências… e acreditamos que assim se chega aos leitores através de iniciativas que têm tudo para espoletar o processo de adesão à leitura recreativa, a leitura livre e prazenteira.
quarta-feira, 18 de março de 2015
Parabéns!
Ontem, decorreu a 2ª fase do Concurso Concelhio de Leitura, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva. Num ambiente de muita alegria, descobertas e experiências, os nossos alunos estiveram de parabéns pelo empenho que demonstraram na realização das provas.
É de realçar o facto da aluna Carolina França, do 5ºB, ter ficado entre os três finalistas da sua categoria. Parabéns à Carolina e aos alunos seus colegas participantes.
Um bem-haja a todos!
Um bem-haja a todos!
segunda-feira, 9 de março de 2015
Diálogos multiculturais
Esta iniciativa, promovida pela equipa da biblioteca,
teve por objetivo a partilha e a troca de valores, hábitos e experiências
multiculturais por forma a enriquecer os alunos envolvidos. Esta sessão
decorreu durante a aula de francês com a colaboração da respetiva docente, professora,
Sandra Raquel ,que prontamente acedeu à solicitação dos elementos da equipa da
biblioteca escolar.
A turma participou neste desafio com imenso
entusiasmo e interesse, tendo os alunos oportunidade de colocar inúmeras
questões, satisfazendo a curiosidade e enriquecendo a sua cultura. Ao som da leitura de textos em
várias línguas o tempo foi pouco para este momento onde todos se empenharam de
forma excelente, tendo-se a conversa prolongado até ao início da aula seguinte.
sexta-feira, 6 de março de 2015
Assinar:
Postagens (Atom)








