sábado, 11 de abril de 2015

Melodias ao entardecer

Final de tarde de quinta-feira, 9 de abril.  
Melodias ao entardecer, atividade aberta aos encarregados de educação dos alunos do 6ºA onde se festejaram as palavras ditas, lidas, dramatizadas e tocadas,  tendo como companhia os livros e toda a magia e envolvências que deles brotam.
São também estas atividades que nos levam a desenvolver o gosto pelos livros e pela leitura.
Não é isso, afinal, o que perseguimos, nós, nas bibliotecas?









quinta-feira, 9 de abril de 2015

Ontem foi assim...



Os alunos do 11º e do 12º  assistiram e participaram numa palestra intitulada "Eça de Queirós, Os Maias: pensar criticamente Portugal" conduzida pelo Professor Doutor Cândido Martins.
O palestrante abordou as principais temáticas da obra, referindo-se sobretudo à atualidade da  simbologia de determinados acontecimentos que marcaram a história daquela família. No entender do Doutor Cândido, essa extraordinária obra de Eça, uma referência do nosso património literário, representa uma clara imagem do povo que fomos/somos, nas nossas grandezas, mas, sobretudo, nas nossas misérias.
Um encontro muito agradável onde o palestrante não deixou sem resposta as pertinentes e inteligentes questões dos alunos.
Valeu a pena!






sexta-feira, 27 de março de 2015

Ondas de Poesia

As nossas alunas, Sofia Cerdeira e Carolina Gomes, do 4ºB representaram muito bem a nossa escola, com a leitura de um poema, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, no Dia Mundial da Poesia, na atividade "Ondas de Poesia"
Parabéns às alunas e à professora Rosalina!

sexta-feira, 20 de março de 2015

Foi assim... a nossa Semana da Leitura


Ecos da Semana da Leitura 2015
“As palavras do mundo”


Chegou ao seu termo a "Semana da Leitura 2015" - uma semana plena de atividades norteada por um objetivo primordial: promover o gosto pela leitura e fomentar ativamente o seu hábito em todos os contextos de vida. Viajamos, ao longo da semana, por outros universos, realidades, envolvências… e acreditamos que assim se chega aos leitores através de iniciativas que têm tudo para espoletar o processo de adesão à leitura recreativa, a leitura livre e prazenteira.



quarta-feira, 18 de março de 2015

Parabéns!



Ontem, decorreu a 2ª fase do Concurso Concelhio de Leitura, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva. Num ambiente de muita alegria, descobertas e experiências, os nossos alunos estiveram de parabéns pelo empenho que demonstraram na realização das provas.
É de realçar o facto da aluna Carolina França, do 5ºB, ter ficado entre os três finalistas da sua categoria. Parabéns à Carolina e aos alunos seus colegas participantes.
Um bem-haja a todos!








segunda-feira, 9 de março de 2015

Diálogos multiculturais



No dia 6 de março, no âmbito da Semana da Leitura, decorreram os “Diálogos multiculturais” com a colaboração do aluno, Graciano Ding do 8º ano e os alunos do 9ºA.
Esta iniciativa, promovida pela equipa da biblioteca, teve por objetivo a partilha e a troca de valores, hábitos e experiências multiculturais por forma a enriquecer os alunos envolvidos. Esta sessão decorreu durante a aula de francês com a colaboração da respetiva docente, professora, Sandra Raquel ,que prontamente acedeu à solicitação dos elementos da equipa da biblioteca escolar.

A turma participou neste desafio com imenso entusiasmo e interesse, tendo os alunos oportunidade de colocar inúmeras questões, satisfazendo a curiosidade e enriquecendo  a sua cultura. Ao som da leitura de textos em várias línguas o tempo foi pouco para este momento onde todos se empenharam de forma excelente, tendo-se a conversa prolongado até ao início da aula seguinte.