sexta-feira, 27 de março de 2015

Ondas de Poesia

As nossas alunas, Sofia Cerdeira e Carolina Gomes, do 4ºB representaram muito bem a nossa escola, com a leitura de um poema, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, no Dia Mundial da Poesia, na atividade "Ondas de Poesia"
Parabéns às alunas e à professora Rosalina!

sexta-feira, 20 de março de 2015

Foi assim... a nossa Semana da Leitura


Ecos da Semana da Leitura 2015
“As palavras do mundo”


Chegou ao seu termo a "Semana da Leitura 2015" - uma semana plena de atividades norteada por um objetivo primordial: promover o gosto pela leitura e fomentar ativamente o seu hábito em todos os contextos de vida. Viajamos, ao longo da semana, por outros universos, realidades, envolvências… e acreditamos que assim se chega aos leitores através de iniciativas que têm tudo para espoletar o processo de adesão à leitura recreativa, a leitura livre e prazenteira.



quarta-feira, 18 de março de 2015

Parabéns!



Ontem, decorreu a 2ª fase do Concurso Concelhio de Leitura, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva. Num ambiente de muita alegria, descobertas e experiências, os nossos alunos estiveram de parabéns pelo empenho que demonstraram na realização das provas.
É de realçar o facto da aluna Carolina França, do 5ºB, ter ficado entre os três finalistas da sua categoria. Parabéns à Carolina e aos alunos seus colegas participantes.
Um bem-haja a todos!








segunda-feira, 9 de março de 2015

Diálogos multiculturais



No dia 6 de março, no âmbito da Semana da Leitura, decorreram os “Diálogos multiculturais” com a colaboração do aluno, Graciano Ding do 8º ano e os alunos do 9ºA.
Esta iniciativa, promovida pela equipa da biblioteca, teve por objetivo a partilha e a troca de valores, hábitos e experiências multiculturais por forma a enriquecer os alunos envolvidos. Esta sessão decorreu durante a aula de francês com a colaboração da respetiva docente, professora, Sandra Raquel ,que prontamente acedeu à solicitação dos elementos da equipa da biblioteca escolar.

A turma participou neste desafio com imenso entusiasmo e interesse, tendo os alunos oportunidade de colocar inúmeras questões, satisfazendo a curiosidade e enriquecendo  a sua cultura. Ao som da leitura de textos em várias línguas o tempo foi pouco para este momento onde todos se empenharam de forma excelente, tendo-se a conversa prolongado até ao início da aula seguinte.


sexta-feira, 6 de março de 2015

Melhor leitor mês de fevereiro



Encontro com o escritor Mário Cláudio

Final de tarde, segunda-feira, 2 de março. Dia chuvoso! Auditório Adelina Caravana. Os alunos do ensino secundário reuniram-se para ouvir o escritor Mário Cláudio. O escritor falou da sua ligação à cidade de Braga, aos livros e à música. Centrou o seu discurso num dos romances inserido na Trilogia da Mão (espécie de meditação sobre as raízes míticas da portugalidade) intitulado Guilhermina Suggia, uma violoncelista portuense considerada expoente mundial do instrumento, na primeira metade do século XX.
Houve ainda tempo para responder às curiosas questões dos alunos.
É sempre uma mais-valia, em prol da leitura e do desenvolvimento de novos leitores, a vinda de um prestigiado escritor à escola.









quinta-feira, 5 de março de 2015

Conhecer o Kamishibai





Assim aconteceu...

na manhã de segunda-feira, 02 de março, na biblioteca. A magia das ilustrações e das histórias pela mão e voz da Susana Leite acompanhada pelo Kamishibai (teatro de papel) deslumbrou os alunos do 3ºB. 
As palavras acompanharam as imagens, imagens de ontem e de hoje, palavras da nossa cidade, Palavras do Mundo.