Este é o blogue da Biblioteca do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga. Aqui vai ser publicada toda a informação relativa às atividades que desenvolvermos
sexta-feira, 27 de março de 2015
sexta-feira, 20 de março de 2015
Foi assim... a nossa Semana da Leitura
Ecos da Semana da Leitura 2015
“As palavras do mundo”
Chegou ao seu termo a "Semana da Leitura 2015" - uma semana plena de atividades norteada por um objetivo primordial: promover o gosto pela leitura e fomentar ativamente o seu hábito em todos os contextos de vida. Viajamos, ao longo da semana, por outros universos, realidades, envolvências… e acreditamos que assim se chega aos leitores através de iniciativas que têm tudo para espoletar o processo de adesão à leitura recreativa, a leitura livre e prazenteira.
quarta-feira, 18 de março de 2015
Parabéns!
Ontem, decorreu a 2ª fase do Concurso Concelhio de Leitura, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva. Num ambiente de muita alegria, descobertas e experiências, os nossos alunos estiveram de parabéns pelo empenho que demonstraram na realização das provas.
É de realçar o facto da aluna Carolina França, do 5ºB, ter ficado entre os três finalistas da sua categoria. Parabéns à Carolina e aos alunos seus colegas participantes.
Um bem-haja a todos!
Um bem-haja a todos!
segunda-feira, 9 de março de 2015
Diálogos multiculturais
Esta iniciativa, promovida pela equipa da biblioteca,
teve por objetivo a partilha e a troca de valores, hábitos e experiências
multiculturais por forma a enriquecer os alunos envolvidos. Esta sessão
decorreu durante a aula de francês com a colaboração da respetiva docente, professora,
Sandra Raquel ,que prontamente acedeu à solicitação dos elementos da equipa da
biblioteca escolar.
A turma participou neste desafio com imenso
entusiasmo e interesse, tendo os alunos oportunidade de colocar inúmeras
questões, satisfazendo a curiosidade e enriquecendo a sua cultura. Ao som da leitura de textos em
várias línguas o tempo foi pouco para este momento onde todos se empenharam de
forma excelente, tendo-se a conversa prolongado até ao início da aula seguinte.
sexta-feira, 6 de março de 2015
Encontro com o escritor Mário Cláudio
Final de tarde, segunda-feira, 2 de março. Dia chuvoso!
Auditório Adelina Caravana. Os alunos do ensino secundário reuniram-se para
ouvir o escritor Mário Cláudio. O escritor falou da sua ligação à cidade de
Braga, aos livros e à música. Centrou o seu discurso num dos romances inserido
na Trilogia da Mão (espécie de meditação sobre as raízes míticas da
portugalidade) intitulado Guilhermina Suggia, uma violoncelista portuense
considerada expoente mundial do instrumento, na primeira metade do século XX.
Houve ainda tempo para responder às
curiosas questões dos alunos.
É sempre uma mais-valia, em prol da
leitura e do desenvolvimento de novos leitores, a vinda de um prestigiado escritor
à escola.
quinta-feira, 5 de março de 2015
Conhecer o Kamishibai
Assim aconteceu...
na manhã de segunda-feira, 02 de março, na biblioteca. A magia das ilustrações e das histórias pela mão e voz da Susana Leite acompanhada pelo Kamishibai (teatro de papel) deslumbrou os alunos do 3ºB.
As palavras acompanharam as imagens, imagens de ontem e de hoje, palavras da nossa cidade, Palavras do Mundo.
Assinar:
Postagens (Atom)


