quarta-feira, 18 de março de 2015

Parabéns!



Ontem, decorreu a 2ª fase do Concurso Concelhio de Leitura, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva. Num ambiente de muita alegria, descobertas e experiências, os nossos alunos estiveram de parabéns pelo empenho que demonstraram na realização das provas.
É de realçar o facto da aluna Carolina França, do 5ºB, ter ficado entre os três finalistas da sua categoria. Parabéns à Carolina e aos alunos seus colegas participantes.
Um bem-haja a todos!








segunda-feira, 9 de março de 2015

Diálogos multiculturais



No dia 6 de março, no âmbito da Semana da Leitura, decorreram os “Diálogos multiculturais” com a colaboração do aluno, Graciano Ding do 8º ano e os alunos do 9ºA.
Esta iniciativa, promovida pela equipa da biblioteca, teve por objetivo a partilha e a troca de valores, hábitos e experiências multiculturais por forma a enriquecer os alunos envolvidos. Esta sessão decorreu durante a aula de francês com a colaboração da respetiva docente, professora, Sandra Raquel ,que prontamente acedeu à solicitação dos elementos da equipa da biblioteca escolar.

A turma participou neste desafio com imenso entusiasmo e interesse, tendo os alunos oportunidade de colocar inúmeras questões, satisfazendo a curiosidade e enriquecendo  a sua cultura. Ao som da leitura de textos em várias línguas o tempo foi pouco para este momento onde todos se empenharam de forma excelente, tendo-se a conversa prolongado até ao início da aula seguinte.


sexta-feira, 6 de março de 2015

Melhor leitor mês de fevereiro



Encontro com o escritor Mário Cláudio

Final de tarde, segunda-feira, 2 de março. Dia chuvoso! Auditório Adelina Caravana. Os alunos do ensino secundário reuniram-se para ouvir o escritor Mário Cláudio. O escritor falou da sua ligação à cidade de Braga, aos livros e à música. Centrou o seu discurso num dos romances inserido na Trilogia da Mão (espécie de meditação sobre as raízes míticas da portugalidade) intitulado Guilhermina Suggia, uma violoncelista portuense considerada expoente mundial do instrumento, na primeira metade do século XX.
Houve ainda tempo para responder às curiosas questões dos alunos.
É sempre uma mais-valia, em prol da leitura e do desenvolvimento de novos leitores, a vinda de um prestigiado escritor à escola.









quinta-feira, 5 de março de 2015

Conhecer o Kamishibai





Assim aconteceu...

na manhã de segunda-feira, 02 de março, na biblioteca. A magia das ilustrações e das histórias pela mão e voz da Susana Leite acompanhada pelo Kamishibai (teatro de papel) deslumbrou os alunos do 3ºB. 
As palavras acompanharam as imagens, imagens de ontem e de hoje, palavras da nossa cidade, Palavras do Mundo.













quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Semana dos Afetos

A Biblioteca do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian assinalou a Semana dos Afetos com uma exposição de livros sobre a temática. O espaço da biblioteca foi, ainda,  embelezado com a Árvore dos Afetos preenchida com mensagens escritas pelos alunos. A Poesia marcou também presença nesta festa onde se apelou, sobretudo, para a necessidade de mantermos vivos os valores indispensáveis à construção e desenvolvimento de cada um.
Houve ainda espaço para se promoverem sessões sobre os perigos da internet.




sábado, 14 de fevereiro de 2015

Feliz Dia de São Valentim!


A Biblioteca deseja-te um feliz dia de São Valentim!


"Jamais desista de ser feliz, pois a vida é um espetáculo imperdível, ainda que se apresentem dezenas de fatores a demonstrarem o contrário. Fernando Pessoa 
Emoticon hear