sexta-feira, 6 de março de 2015

Encontro com o escritor Mário Cláudio

Final de tarde, segunda-feira, 2 de março. Dia chuvoso! Auditório Adelina Caravana. Os alunos do ensino secundário reuniram-se para ouvir o escritor Mário Cláudio. O escritor falou da sua ligação à cidade de Braga, aos livros e à música. Centrou o seu discurso num dos romances inserido na Trilogia da Mão (espécie de meditação sobre as raízes míticas da portugalidade) intitulado Guilhermina Suggia, uma violoncelista portuense considerada expoente mundial do instrumento, na primeira metade do século XX.
Houve ainda tempo para responder às curiosas questões dos alunos.
É sempre uma mais-valia, em prol da leitura e do desenvolvimento de novos leitores, a vinda de um prestigiado escritor à escola.









quinta-feira, 5 de março de 2015

Conhecer o Kamishibai





Assim aconteceu...

na manhã de segunda-feira, 02 de março, na biblioteca. A magia das ilustrações e das histórias pela mão e voz da Susana Leite acompanhada pelo Kamishibai (teatro de papel) deslumbrou os alunos do 3ºB. 
As palavras acompanharam as imagens, imagens de ontem e de hoje, palavras da nossa cidade, Palavras do Mundo.













quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Semana dos Afetos

A Biblioteca do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian assinalou a Semana dos Afetos com uma exposição de livros sobre a temática. O espaço da biblioteca foi, ainda,  embelezado com a Árvore dos Afetos preenchida com mensagens escritas pelos alunos. A Poesia marcou também presença nesta festa onde se apelou, sobretudo, para a necessidade de mantermos vivos os valores indispensáveis à construção e desenvolvimento de cada um.
Houve ainda espaço para se promoverem sessões sobre os perigos da internet.




sábado, 14 de fevereiro de 2015

Feliz Dia de São Valentim!


A Biblioteca deseja-te um feliz dia de São Valentim!


"Jamais desista de ser feliz, pois a vida é um espetáculo imperdível, ainda que se apresentem dezenas de fatores a demonstrarem o contrário. Fernando Pessoa 
Emoticon hear

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Realização de provas do Concurso Nacional de Leitura


Ontem, os alunos candidatos do 3º ciclo participaram na prova de seleção da 1.ª fase do Concurso Nacional de Leitura.
Parabéns a todos os participantes alunos e agradecimentos aos professores que contribuíram para a concretização de mais uma edição deste concurso em prol dos livros e da leitura.

Encontro com a escritora Maria José Meireles

20 de janeiro - tarde de terça-feira. Aguardamos uma escritora. Um dia especial! É sempre diferente quando por cá passa alguém que cria mundos e que com eles preenche o imaginário de tantos leitores. Não são, afinal, sempre especiais as ocasiões como esta, em que se celebram as histórias, os livros e a leitura?
Desta vez aguardávamos Maria José Meireles, uma escritora amante da nossa história com bastantes livros escritos sobre lendas das regiões. À porta da biblioteca, não escondendo as ânsias de quererem entrar, acumulavam-se os alunos das turmas do 5º ano, crianças ávidas de histórias, ávidas de tramas e de personagens…
Depois dos autógrafos... a sensação de que os momentos de convívio e de leitura têm o seu quê de empolgante, mais ainda quando por cá passa um escritor.