sexta-feira, 6 de março de 2015

Encontro com o escritor Mário Cláudio

Final de tarde, segunda-feira, 2 de março. Dia chuvoso! Auditório Adelina Caravana. Os alunos do ensino secundário reuniram-se para ouvir o escritor Mário Cláudio. O escritor falou da sua ligação à cidade de Braga, aos livros e à música. Centrou o seu discurso num dos romances inserido na Trilogia da Mão (espécie de meditação sobre as raízes míticas da portugalidade) intitulado Guilhermina Suggia, uma violoncelista portuense considerada expoente mundial do instrumento, na primeira metade do século XX.
Houve ainda tempo para responder às curiosas questões dos alunos.
É sempre uma mais-valia, em prol da leitura e do desenvolvimento de novos leitores, a vinda de um prestigiado escritor à escola.









quinta-feira, 5 de março de 2015

Conhecer o Kamishibai





Assim aconteceu...

na manhã de segunda-feira, 02 de março, na biblioteca. A magia das ilustrações e das histórias pela mão e voz da Susana Leite acompanhada pelo Kamishibai (teatro de papel) deslumbrou os alunos do 3ºB. 
As palavras acompanharam as imagens, imagens de ontem e de hoje, palavras da nossa cidade, Palavras do Mundo.













quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Semana dos Afetos

A Biblioteca do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian assinalou a Semana dos Afetos com uma exposição de livros sobre a temática. O espaço da biblioteca foi, ainda,  embelezado com a Árvore dos Afetos preenchida com mensagens escritas pelos alunos. A Poesia marcou também presença nesta festa onde se apelou, sobretudo, para a necessidade de mantermos vivos os valores indispensáveis à construção e desenvolvimento de cada um.
Houve ainda espaço para se promoverem sessões sobre os perigos da internet.




sábado, 14 de fevereiro de 2015

Feliz Dia de São Valentim!


A Biblioteca deseja-te um feliz dia de São Valentim!


"Jamais desista de ser feliz, pois a vida é um espetáculo imperdível, ainda que se apresentem dezenas de fatores a demonstrarem o contrário. Fernando Pessoa 
Emoticon hear

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Realização de provas do Concurso Nacional de Leitura


Ontem, os alunos candidatos do 3º ciclo participaram na prova de seleção da 1.ª fase do Concurso Nacional de Leitura.
Parabéns a todos os participantes alunos e agradecimentos aos professores que contribuíram para a concretização de mais uma edição deste concurso em prol dos livros e da leitura.

Encontro com a escritora Maria José Meireles

20 de janeiro - tarde de terça-feira. Aguardamos uma escritora. Um dia especial! É sempre diferente quando por cá passa alguém que cria mundos e que com eles preenche o imaginário de tantos leitores. Não são, afinal, sempre especiais as ocasiões como esta, em que se celebram as histórias, os livros e a leitura?
Desta vez aguardávamos Maria José Meireles, uma escritora amante da nossa história com bastantes livros escritos sobre lendas das regiões. À porta da biblioteca, não escondendo as ânsias de quererem entrar, acumulavam-se os alunos das turmas do 5º ano, crianças ávidas de histórias, ávidas de tramas e de personagens…
Depois dos autógrafos... a sensação de que os momentos de convívio e de leitura têm o seu quê de empolgante, mais ainda quando por cá passa um escritor.


sábado, 17 de janeiro de 2015

Encontro com o escritor Pedro Eiras

Foi um belo momento aquele que se viveu na agradabilíssima companhia do escritor Pedro Eiras. Reunimo-nos para ouvir o escritor falar da sua mais recente criação literária, “Bach”, um livro que se apresenta como uma tentativa de explicar a transcendência da música de J.S.Bach. Pedro Eiras definiu-se como um “teimoso diletante” na procura da essencialidade da música de Bach que ouve todos os dias. As 14 vozes que surgem na ação, segundo o autor, têm como propósito colocar questões ao próprio criador, encontrando, deste modo, a compreensão fora da sua subjetividade. Extraordinário entendimento da ficção!

Foi um encontro extremamente agradável, onde o autor nos falou também do desafio que foi escrever este livro e não deixou sem resposta as curiosas perguntas dos alunos, num registo em que não faltou o sentido pedagógico.

Pedro Eiras, nesta sua primeira visita ao Conservatório, conquistou muitos admiradores... que é como quem diz, leitores prontos a embarcar na viagem rumo ao entendimento da razão de ser da Música e ao conhecimento de cada um como ser individual. Assim também se fazem leitores!

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

SORRISO FELIZ

A Biblioteca, nos dias 7 e 8 de janeiro, associou-se ao Projeto de Educação para a Saúde, participando na atividade “Sorriso Feliz”. Esta ação teve como principal objetivo a promoção da higiene oral junto dos alunos dos 1º e 6º anos. Para além dos alunos terem recebido o Kit de higiene oral enviado pelo Projeto SOBE, ouviram as explicações da Enfermeira Mª do Céu Talaia sobre algumas questões relacionadas com o tema.
A professora bibliotecária rematou a sessão lendo duas histórias (“O Sorriso de Estrela” e “Não gosto de lavar os dentes”) que ilustraram as consequências da falta da higiene oral.


quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Declaração Universal dos Direitos do Homem
... ecos de uma evocação



Há 66 anos, corria o dia 10 de dezembro de 1948, a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovava um documento que não é apenas uma carta onde se plasmam os princípios fundamentais do "ser humano", num mundo marcado tantas vezes pela desumanidade, mas também uma conquista civilizacional que urge proteger, lembrando e reiterando a necessidade de ser respeitada em todo o mundo. Como tem sido prática, a Biblioteca Escolar do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian associou-se, uma vez mais, a esta celebração, tendo solicitado a professores e alunos colaboração na produção de materiais alusivos aos Direitos Humanos. Desse modo construíram-se cartazes, textos e uma árvore dos direitos humanos, materiais expostos na biblioteca.




Durante a tarde do dia 10, recebemos algumas turmas do 1º e 2º ciclos onde se dialogou sobre o tema, lembrando que a afirmação dos Direitos Humanos continua a ser uma miragem em tantos e tantos lugares da Terra... foi tempo também para a visualização de documentários/filmes alusivos às várias problemáticas inerentes à Declaração Universal dos Direitos Humanos.
De referir também que o Conservatório associou-se ao maior evento global de direitos humanos organizado anualmente pela Amnistia Internacional no último trimestre de cada ano, no âmbito da data simbólica de 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. Por esta ocasião, pessoas de todo o mundo assinam cartas apelando à solidariedade internacional, em prol de indivíduos e de comunidades em risco.
Nós assinamos!

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014


Mais um dia de festa na nossa biblioteca!
Atribuição do prémio à aluna carlota Azevedo, melhor leitora do mês de novembro.
Parabéns!

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

A azáfama de um peddy book na biblioteca







As turmas do 7º ano participaram na atividade Peddy Book realizada na biblioteca, uma parceria com a professora Berta Henriques, responsável pelo Projeto Educação para a Saúde e a professora da disciplina de Educação Visual, Fernanda Roupar. Para além da sensibilização para os malefícios do tabaco, os alunos tiveram oportunidade de conhecer/descobrir o nosso centro de recursos, por entre estantes e livros.
O entusiasmo foi bem notório!

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Dia das Bibliotecas Escolares

                                                                                           




Mais um dia de festa vivido na nossa biblioteca, um dia especial onde se apelou para a riqueza e importância destas estruturas de apoio no percurso escolar dos alunos, de promoção da leitura, de alargamento de horizontes, de formação científica e humanística.
Esteve connosco a autora e ilustradora, Susana Leite que, muito pacientemente, explicou e demonstrou aos alunos todo o percurso de criação de um álbum ilustrado, desde a conceção das imagens, passando pelas técnicas, materiais e cores até ao produto final.
A Susana Leite, nesta sua passagem por cá, conquistou muitos admiradores... que é como quem diz, leitores!

Mês de outubro na nossa biblioteca



O mês de outubro foi também de contos na nossa biblioteca. A professora Ivone Paz, contadora exímia de histórias interagiu com os alunos do 1º ciclo, proporcionando-lhes verdadeiros momentos de encanto e de conto. Num registo que lhe é característico prendeu a atenção de todos quantos a ouviram, presos que estavam ao fio das histórias que tão expressiva e emotivamente desafia.
Foram momentos de muita alegria, sorrisos e reflexões! Assim também se fazem leitores.



domingo, 26 de outubro de 2014

Clube de Leitores



  Gostas de ler
   Estão abertas as inscrições para o Clube de Leitores

• O Clube de Leitores é um espaço onde poderás encontrar-te com outros leitores, falar de livros e de  leituras.
 • Para seres membro do Clube de Leitores, tens que te inscrever na Biblioteca, junto da professora  Anabela. 
• O dia/hora destes encontros será acordado mediante disponibilidade dos inscritos. 
• És tu que escolhes os livros que queres ler, o que não impede que leias outros recomendados pelos elementos do clube. 

 A biblioteca da tua escola está sempre disponível para te proporcionar bons momentos! Inscreve-te.

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

O Dia da Alimentação foi festejado pelos nossos alunos com alegria e muitas aprendizagens! Neste dia, procurou-se apelar para a necessidade de promover hábitos alimentares saudáveis.

segunda-feira, 13 de outubro de 2014



A professora coordenadora do PES (Projeto Educação para a Saúde) e a professora bibliotecária, com a colaboração de outros docentes, programaram um conjunto de atividades para o dia 16 de outubro, cujo principal objetivo é sensibilizar os alunos para as vantagens de uma alimentação saudável.



terça-feira, 30 de setembro de 2014




Vamos celebrar este mês com as seguintes atividades:
  •   Formação de utilizadores (1º e 5º anos);
  •   Atividade de motivação para a leitura "Vamos ouvir uma história" (1º ciclo);
  •  A conceção de um livro ilustrado - sessão conduzida pela ilustradora Susana Leite;
  • Sessões informativas sobre a "História do Livro e das Bibliotecas" (2º, 3º ciclos e sec.)