quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Semana dos Afetos

A Biblioteca do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian assinalou a Semana dos Afetos com uma exposição de livros sobre a temática. O espaço da biblioteca foi, ainda,  embelezado com a Árvore dos Afetos preenchida com mensagens escritas pelos alunos. A Poesia marcou também presença nesta festa onde se apelou, sobretudo, para a necessidade de mantermos vivos os valores indispensáveis à construção e desenvolvimento de cada um.
Houve ainda espaço para se promoverem sessões sobre os perigos da internet.




sábado, 14 de fevereiro de 2015

Feliz Dia de São Valentim!


A Biblioteca deseja-te um feliz dia de São Valentim!


"Jamais desista de ser feliz, pois a vida é um espetáculo imperdível, ainda que se apresentem dezenas de fatores a demonstrarem o contrário. Fernando Pessoa 
Emoticon hear

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Realização de provas do Concurso Nacional de Leitura


Ontem, os alunos candidatos do 3º ciclo participaram na prova de seleção da 1.ª fase do Concurso Nacional de Leitura.
Parabéns a todos os participantes alunos e agradecimentos aos professores que contribuíram para a concretização de mais uma edição deste concurso em prol dos livros e da leitura.

Encontro com a escritora Maria José Meireles

20 de janeiro - tarde de terça-feira. Aguardamos uma escritora. Um dia especial! É sempre diferente quando por cá passa alguém que cria mundos e que com eles preenche o imaginário de tantos leitores. Não são, afinal, sempre especiais as ocasiões como esta, em que se celebram as histórias, os livros e a leitura?
Desta vez aguardávamos Maria José Meireles, uma escritora amante da nossa história com bastantes livros escritos sobre lendas das regiões. À porta da biblioteca, não escondendo as ânsias de quererem entrar, acumulavam-se os alunos das turmas do 5º ano, crianças ávidas de histórias, ávidas de tramas e de personagens…
Depois dos autógrafos... a sensação de que os momentos de convívio e de leitura têm o seu quê de empolgante, mais ainda quando por cá passa um escritor.


sábado, 17 de janeiro de 2015

Encontro com o escritor Pedro Eiras

Foi um belo momento aquele que se viveu na agradabilíssima companhia do escritor Pedro Eiras. Reunimo-nos para ouvir o escritor falar da sua mais recente criação literária, “Bach”, um livro que se apresenta como uma tentativa de explicar a transcendência da música de J.S.Bach. Pedro Eiras definiu-se como um “teimoso diletante” na procura da essencialidade da música de Bach que ouve todos os dias. As 14 vozes que surgem na ação, segundo o autor, têm como propósito colocar questões ao próprio criador, encontrando, deste modo, a compreensão fora da sua subjetividade. Extraordinário entendimento da ficção!

Foi um encontro extremamente agradável, onde o autor nos falou também do desafio que foi escrever este livro e não deixou sem resposta as curiosas perguntas dos alunos, num registo em que não faltou o sentido pedagógico.

Pedro Eiras, nesta sua primeira visita ao Conservatório, conquistou muitos admiradores... que é como quem diz, leitores prontos a embarcar na viagem rumo ao entendimento da razão de ser da Música e ao conhecimento de cada um como ser individual. Assim também se fazem leitores!

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

SORRISO FELIZ

A Biblioteca, nos dias 7 e 8 de janeiro, associou-se ao Projeto de Educação para a Saúde, participando na atividade “Sorriso Feliz”. Esta ação teve como principal objetivo a promoção da higiene oral junto dos alunos dos 1º e 6º anos. Para além dos alunos terem recebido o Kit de higiene oral enviado pelo Projeto SOBE, ouviram as explicações da Enfermeira Mª do Céu Talaia sobre algumas questões relacionadas com o tema.
A professora bibliotecária rematou a sessão lendo duas histórias (“O Sorriso de Estrela” e “Não gosto de lavar os dentes”) que ilustraram as consequências da falta da higiene oral.