quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Realização de provas do Concurso Nacional de Leitura


Ontem, os alunos candidatos do 3º ciclo participaram na prova de seleção da 1.ª fase do Concurso Nacional de Leitura.
Parabéns a todos os participantes alunos e agradecimentos aos professores que contribuíram para a concretização de mais uma edição deste concurso em prol dos livros e da leitura.

Encontro com a escritora Maria José Meireles

20 de janeiro - tarde de terça-feira. Aguardamos uma escritora. Um dia especial! É sempre diferente quando por cá passa alguém que cria mundos e que com eles preenche o imaginário de tantos leitores. Não são, afinal, sempre especiais as ocasiões como esta, em que se celebram as histórias, os livros e a leitura?
Desta vez aguardávamos Maria José Meireles, uma escritora amante da nossa história com bastantes livros escritos sobre lendas das regiões. À porta da biblioteca, não escondendo as ânsias de quererem entrar, acumulavam-se os alunos das turmas do 5º ano, crianças ávidas de histórias, ávidas de tramas e de personagens…
Depois dos autógrafos... a sensação de que os momentos de convívio e de leitura têm o seu quê de empolgante, mais ainda quando por cá passa um escritor.


sábado, 17 de janeiro de 2015

Encontro com o escritor Pedro Eiras

Foi um belo momento aquele que se viveu na agradabilíssima companhia do escritor Pedro Eiras. Reunimo-nos para ouvir o escritor falar da sua mais recente criação literária, “Bach”, um livro que se apresenta como uma tentativa de explicar a transcendência da música de J.S.Bach. Pedro Eiras definiu-se como um “teimoso diletante” na procura da essencialidade da música de Bach que ouve todos os dias. As 14 vozes que surgem na ação, segundo o autor, têm como propósito colocar questões ao próprio criador, encontrando, deste modo, a compreensão fora da sua subjetividade. Extraordinário entendimento da ficção!

Foi um encontro extremamente agradável, onde o autor nos falou também do desafio que foi escrever este livro e não deixou sem resposta as curiosas perguntas dos alunos, num registo em que não faltou o sentido pedagógico.

Pedro Eiras, nesta sua primeira visita ao Conservatório, conquistou muitos admiradores... que é como quem diz, leitores prontos a embarcar na viagem rumo ao entendimento da razão de ser da Música e ao conhecimento de cada um como ser individual. Assim também se fazem leitores!

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

SORRISO FELIZ

A Biblioteca, nos dias 7 e 8 de janeiro, associou-se ao Projeto de Educação para a Saúde, participando na atividade “Sorriso Feliz”. Esta ação teve como principal objetivo a promoção da higiene oral junto dos alunos dos 1º e 6º anos. Para além dos alunos terem recebido o Kit de higiene oral enviado pelo Projeto SOBE, ouviram as explicações da Enfermeira Mª do Céu Talaia sobre algumas questões relacionadas com o tema.
A professora bibliotecária rematou a sessão lendo duas histórias (“O Sorriso de Estrela” e “Não gosto de lavar os dentes”) que ilustraram as consequências da falta da higiene oral.


quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Declaração Universal dos Direitos do Homem
... ecos de uma evocação



Há 66 anos, corria o dia 10 de dezembro de 1948, a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovava um documento que não é apenas uma carta onde se plasmam os princípios fundamentais do "ser humano", num mundo marcado tantas vezes pela desumanidade, mas também uma conquista civilizacional que urge proteger, lembrando e reiterando a necessidade de ser respeitada em todo o mundo. Como tem sido prática, a Biblioteca Escolar do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian associou-se, uma vez mais, a esta celebração, tendo solicitado a professores e alunos colaboração na produção de materiais alusivos aos Direitos Humanos. Desse modo construíram-se cartazes, textos e uma árvore dos direitos humanos, materiais expostos na biblioteca.




Durante a tarde do dia 10, recebemos algumas turmas do 1º e 2º ciclos onde se dialogou sobre o tema, lembrando que a afirmação dos Direitos Humanos continua a ser uma miragem em tantos e tantos lugares da Terra... foi tempo também para a visualização de documentários/filmes alusivos às várias problemáticas inerentes à Declaração Universal dos Direitos Humanos.
De referir também que o Conservatório associou-se ao maior evento global de direitos humanos organizado anualmente pela Amnistia Internacional no último trimestre de cada ano, no âmbito da data simbólica de 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. Por esta ocasião, pessoas de todo o mundo assinam cartas apelando à solidariedade internacional, em prol de indivíduos e de comunidades em risco.
Nós assinamos!