quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Declaração Universal dos Direitos do Homem
... ecos de uma evocação



Há 66 anos, corria o dia 10 de dezembro de 1948, a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovava um documento que não é apenas uma carta onde se plasmam os princípios fundamentais do "ser humano", num mundo marcado tantas vezes pela desumanidade, mas também uma conquista civilizacional que urge proteger, lembrando e reiterando a necessidade de ser respeitada em todo o mundo. Como tem sido prática, a Biblioteca Escolar do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian associou-se, uma vez mais, a esta celebração, tendo solicitado a professores e alunos colaboração na produção de materiais alusivos aos Direitos Humanos. Desse modo construíram-se cartazes, textos e uma árvore dos direitos humanos, materiais expostos na biblioteca.




Durante a tarde do dia 10, recebemos algumas turmas do 1º e 2º ciclos onde se dialogou sobre o tema, lembrando que a afirmação dos Direitos Humanos continua a ser uma miragem em tantos e tantos lugares da Terra... foi tempo também para a visualização de documentários/filmes alusivos às várias problemáticas inerentes à Declaração Universal dos Direitos Humanos.
De referir também que o Conservatório associou-se ao maior evento global de direitos humanos organizado anualmente pela Amnistia Internacional no último trimestre de cada ano, no âmbito da data simbólica de 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. Por esta ocasião, pessoas de todo o mundo assinam cartas apelando à solidariedade internacional, em prol de indivíduos e de comunidades em risco.
Nós assinamos!

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014


Mais um dia de festa na nossa biblioteca!
Atribuição do prémio à aluna carlota Azevedo, melhor leitora do mês de novembro.
Parabéns!

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

A azáfama de um peddy book na biblioteca







As turmas do 7º ano participaram na atividade Peddy Book realizada na biblioteca, uma parceria com a professora Berta Henriques, responsável pelo Projeto Educação para a Saúde e a professora da disciplina de Educação Visual, Fernanda Roupar. Para além da sensibilização para os malefícios do tabaco, os alunos tiveram oportunidade de conhecer/descobrir o nosso centro de recursos, por entre estantes e livros.
O entusiasmo foi bem notório!

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Dia das Bibliotecas Escolares

                                                                                           




Mais um dia de festa vivido na nossa biblioteca, um dia especial onde se apelou para a riqueza e importância destas estruturas de apoio no percurso escolar dos alunos, de promoção da leitura, de alargamento de horizontes, de formação científica e humanística.
Esteve connosco a autora e ilustradora, Susana Leite que, muito pacientemente, explicou e demonstrou aos alunos todo o percurso de criação de um álbum ilustrado, desde a conceção das imagens, passando pelas técnicas, materiais e cores até ao produto final.
A Susana Leite, nesta sua passagem por cá, conquistou muitos admiradores... que é como quem diz, leitores!

Mês de outubro na nossa biblioteca



O mês de outubro foi também de contos na nossa biblioteca. A professora Ivone Paz, contadora exímia de histórias interagiu com os alunos do 1º ciclo, proporcionando-lhes verdadeiros momentos de encanto e de conto. Num registo que lhe é característico prendeu a atenção de todos quantos a ouviram, presos que estavam ao fio das histórias que tão expressiva e emotivamente desafia.
Foram momentos de muita alegria, sorrisos e reflexões! Assim também se fazem leitores.